A release do RAD Studio 10.2 Tokyo se aproxima, e estamos autorizados a falar de alguns dos recursos que estarão chegando em breve.
Obviamente a grande novidade desta versão é a adição de mais uma plataforma, o compilador Linux 64 bit, para aplicações “server side”. Já cobrimos isso nos três últimos episódios do Delphi Academy, você pode encontrar tudo aqui: https://fernandorizzato.com/2017/03/10/delphi-academy-iniciando-com-delphi-para-linux-64-bit/.
Hoje gostaria de falar um pouco sobre as novas features do FireDAC, nosso framework de acesso a dados multiplataforma. Nesta nova versão, além de updates em boa parte dos drivers de conexão, estamos adicionando suporte ao MariaDB.
Para quem não conhece, MariaDB é um “fork” do MySQL. Na prática, quando a Oracle tornou o MySQL um produto comercial, o desenvolvedor original do MySQL criou esta variação com a promessa de mantê-lo Open e Free. Polêmicas e estratégias a parte, fato é que o MariaDB acabou por abocanhar uma parte do mercado do MySQL, então decidimos por suportá-lo.
Se quiser saber mais sobre, visite aqui: http://mariadb.org/.
Do ponto de vista “client”, o MariaDB se comporta como um MySQL. Em outras palavras, sua aplicação pode chamá-lo de MySQL que ele não reclama ;-).
Isto posto, o que fizemos foi atualizar o driver do MySQL para suportar de maneira simultânea o próprio MySQL bem como o MariaDB, facilitando migrações entre um e outro se necessário.
Abaixo uma captura de tela da VM onde estou testando a nova versão do RAD Studio, mostrando a ferramenta de SQL do MariaDB conectada a uma instância local, e uma app FireDAC conectada ao mesmo banco:
Pingback: RAD Studio 10.2 Tokyo disponível para download imediato! | It's All About Code!
Pingback: O RAD Studio 10.2 Tokyo está pronto! - Blog - Developer Tools - IDERA Community
Esse mesmo recurso continua no RAD Studio 10.3, pos não estou conseguindo conectar. Da erro de DLL.
LikeLike
Provavelmente falta instalação do client do MariaDB. Observe os bits (32 x 64 bit)
LikeLike