Lançamento Oficial do RAD Studio XE6!

O RAD Studio XE6 acaba de chegar. Trata-se da consolidação da estratégia multi-device da Embarcadero, já que nesta versão estamos trazendo o compilador C++ para Android. Com isso o RAD passa a compilar para Windows 32/64 bit, OS X, iOS e Android, tanto em Object Pascal quanto em C++. Desta maneira você pode escolher a linguagem que mais lhe agrada, as features são 100% as mesmas para ambas as linguagens em todas as plataformas suportadas.

Principais Novidades

São muitas as novidades desta versão, a primeira delas já citamos acima, o compilador C++ para Android. Vamos explorar um pouco mais tudo o que há de novo para VCL, FireMonkey Desktop e FireMonkey Mobile.

1.- VCL

A VCL recebeu significativas melhorias de performance e estabilidade, suporte otimizado para Windows 7 e 8.1 (lembre-se que você deve migrar suas aplicações que hoje executam sob Windows XP dada a descontinuidade do suporte por parte da MS), migração simplificada para FireDAC a partir de BDE e outros frameworks, além de novos componentes e funcionalidades como suporte “full” a estilos (incluindo menus e bordas), Taskbar Preview (Win7 e Win8), Sensores para GPS e Accelerometers para tablets Windows, App Tethering para VCL (vamos falar mais sobre ainda neste post) e Cloud Service (BaaS) Integration (mais detalhes abaixo também)!

2.- FireMonkey

O FireMonkey talvez seja a área onde o maior número de otimizações foram realizadas, temos novos componentes, um Grid totalmente remodelado, ListView com novas funcionalidades visuais, WebBrowser com novos métodos e carregamento local de arquivos, suporte oficial e template para Google Glass, e novos frameworks que vão tornar sua aplicação mobile extremamente profissional, como o suporte a In App Purchasing e Advertising, tanto para iOS quanto Android com o mesmo componente e código fonte (quem já desenvolveu isso em qualquer outro ambiente sabe o quanto é trabalhoso)!

3.- App Tethering para VCL e FireMonkey

O recurso de Tethering permite que duas aplicações, mesmo em plataformas distintas (VCL ou FireMonkey), rodando em Windows, OSX, iOS ou Android, troquem dados de maneira direta, sem uma aplicação servidora intermediária. Isto significa que você pode tomar partes de sua atual aplicação desktop em VCL (por exemplo) e levá-las para o mundo mobile, e permitir que estas partes executem ações e troquem dados diretamente. Não é incrível? Este recurso está disponível para aplicações em uma mesma rede (WiFi nesta versão).

4.- Cloud Service (BaaS) Integration

Tanto o Delphi XE6, quanto o C++ Builder XE6, trazem suporte completo para os chamados BaaS (Backend as a Service). Se este é um assunto novo para você, recomendo fortemente conhecer estes sites: http://www.kinvey.com/https://parse.com/. O BaaS apresenta uma plataforma comum para troca e armazenamento de dados, e estes são dois dos principais provedores do mercado. No futuro outros providers serão adicionados.

Com este suporte, você pode armazenar e recuperar dados diretamente destes provedores de serviços, sem a necessidade de construir seu próprio servidor ou mesmo uma camada intermediária, ou ainda configurar um banco de dados nas nuvens. Basta assinar o serviço! Este suporte também está disponível para VCL, portanto você pode enviar dados a partir de uma app mobile e depois processá-los em sua aplicação servidora ou desktop, apenas para citar uma das possibilidades.

Esta integração também proporciona suporte a “Push Notifications”, o que abre um leque gigantesco de possibilidades para sua aplicação mobile.

5.- In app purchasing e advertising

Através deste framework (TBannerAd e TInAppPurchase) você pode adicionar facilmente, através de um único componente para Android e iOS, suporte a versões de demonstração e pagas de sua aplicação, diretamente integradas as lojas virtuais como AppStore ou GooglePlay. Também permite adicionar e vender publicidade diretamente em sua app, nas duas plataformas, de maneira unificada.

Observe na imagem abaixo o banner sendo exibido na aplicação Delphi.

Recursos Adicionais

Estas são as grandes adições ao produto na versão XE6, mas existe muito mais a explorar. Temos avanços significativos no DataSnap, temos o FireDAC integrado ao DataSnap com suporte total a JSON, tanto no lado “server” quanto “client”, novidades no gerenciamento de TFields/TDataSet, e muito mais. Vamos explorar cada um dos recursos em posts futuros.

Nesta página você encontra alguns vídeos sobre o produto e suas principais novidades: http://www.embarcadero.com/products/rad-studio/product-demos.

Versão Trial, Licenças e Bônus Pack

Convido a todos a baixar o trial e experimentar, realmente trata-se de uma release extremamente estável e muito rica em features. Você pode obter a versão trial (ela é 100% funcional durante o período de avaliação) neste link:

https://downloads.embarcadero.com/free/rad-studio.

Em conjunto com o XE6 estamos lançando também uma nova modalidade de upgrade para usuários da última versão, chamado de Recharge Plan. Ou seja, se você é usuário da versão XE5, seu valor de upgrade será bastante reduzido, facilitando o acesso a ferramenta e permitindo-lhe estar sempre atualizado!

Durante o lançamento será oferecido um Bônus Pack, o qual é composto de:

– TMS Modern Windows UI Pack

– VCL Premium Style Pack

– FireMonkey Premium Style Pack

Conclusão

Bem, isto é tudo para um primeiro post sobre o RAD Studio XE6. Conforme iniciamos este artigo, esta release completa a estratégia multi-device da Embarcadero, com desenvolvimento realmente nativo multiplataforma, provendo alta produtividade e performance, através de Object Pascal ou C++, tudo integrado em um ambiente de desenvolvimento único.

Advertisements

9 thoughts on “Lançamento Oficial do RAD Studio XE6!

  1. Sabe dizer se o XE6 dá suporte para multi-monitor? Não é muito comentado como um recurso, mas há muitos desenvolvedores que utilizam múltiplos monitores para deixar objetos de um lado e códigos do outro, e no XE não estava sendo possível separar Code e Design sem ajuda de componentes de terceiros.

    Like

  2. Pingback: Embarcadero lança suíte de desenvolvimento RAD Studio XE6 - TabeladeCarros.net

  3. Pingback: Embarcadero lança suíte de desenvolvimento RAD Studio XE6 - Notícia da Cidade

  4. Pingback: Embarcadero lança suíte de desenvolvimento RAD Studio XE6 | Google Mais Brasil

  5. Pingback: – As principais novidades Delphi XE6

  6. Esta versão traz coisas bacanas.

    Porem vejo que uma demanda antiga ainda não foi contemplada,esta demanda e um ambiente para desenvolvimento web,muita gente largou o delphi para desenvolver com para asp.net .Creio não dar a devida atenção para isto,é um grande erro,não adianta sugerir HTML5 builder,pois teremos que usar o php,também não dar para confiar inteiramente no intraweb.Até achei que a Embarcadero estava adquirindo o bom projeto para web chamado Unigui.

    Também achei que o pessoal iria criar um compilador cruzado para Linux,se parecer muito difícil , eles poderiam aprender com projeto Lazarus/FreePascal que já faz isto.Alias o FireMonkey nasceu para Lazarus/FreePascal.

    Like

  7. Pingback: Embarcadero lança suíte de desenvolvimento RAD Studio XE6 | Ramos da Informática - Desenvolvimento

  8. Elter, o delphi ja teve seu compilador para linux anos atras, foi um fracasso comercial.

    Ninguem quer desenvolver nada comercial para linux, as plataformas móveis são o filet mignon hoje.

    Simplesmente esqueça o linux, ou aprenda o C++ que na verdade nem é dificil.

    Abraços

    Like

  9. Que absurdo: “Ninguem quer desenvolver nada comercial para linux… Simplesmente esqueça o linux…”!!!

    Muita ingenuidade por aqui. 🙂

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s