Anunciando RAD Studio XE4, Delphi XE4 e C++ Builder XE4

Está disponível a partir de hoje a versão XE4 do RAD Studio (Delphi, C++ Builder e HTML5 Builder), e com ela nossa primeira release para mobile (smartphone e tablet). Nesta release você pode desenvolver imediatamente e distribuir aplicação para iPhone, iPad e iPod, além de Windows (32 e 64 bit) e Mac OSX – características já presentes no edição anterior XE3.

O que há de novo no RAD Studio XE4?

Bem, a lista é bastante longa, mas gostaria de focar neste primeiro post na maior de todas as novidades: desenvolvimento para mobile. Nesta versão você pode desenvolver imediatamente para iOS, inclusive distribuir sua aplicações via AppStore! Em meu post anterior (RAD Studio para um mundo cada vez mais “Multi-Device”) procurei mostrar quão grande é este mercado e a quantidade de oportunidades que se abrem para nós profissionais de TI.

Entre as principais características do XE4 temos:

  • Suporte completo para iOS, Windows e Mac OSX, e suporte para Android chegando em breve!
  • Construção totalmente visual de aplicações para iOS, Windows e Mac OSX, suportando múltiplos tipos de devices, resoluções e orientações de tela;
  • Estilos nativos para interface iOS, serviços e sensores como Gyro e Camera, Geo Location, ShareSheet, serviços de notificação;
  • Suporte nativo a databases locais para Interbase Lite, Interbase ToGo e SQLLite;
  • Conexão ao mundo através de FireDAC para Oracle, Sybase, IBM DB2, InterBase, MySQL, Microsoft SQL Server, Microsoft Azure, Amazon Web Services, SOAP e REST, e muito mais!
  • Lista completa e outras informações importantes sobre esta release aqui: http://www.embarcadero.com/br/products/rad-studio/whats-new

Porque estamos falando em Multidispositivo? Qual o principal diferencial da nossa solução?

Multidispositivo (ou Multi-Device em inglês) significa que o RAD Studio XE4 permite a você compilar nativamente para cada uma das plataformas suportadas. Então temos uma solução realmente nativa para os diversos dispositivos disponíveis no mercado (Windows, Mac OSX, iOS e breve Android), diversos formatos, orientações de tela, a partir de uma única base de código, uma única equipe.

Significa ainda que estamos preservando seu conhecimento e seu investimento em nossa ferramenta, e levando seus produtos a novos mercados, aliás, ao mercado que mais cresce na área de software: aplicações para dispositivos móveis.

Download Gratuito: Teste você mesmo!

Você pode fazer o download do trial e experimentar tudo isso imediatamente. A versão de testes é completa e não possui nenhuma restrição. Acesse este link (http://www.embarcadero.com/br/products/rad-studio/downloads) e literalmente: divirta-se!

O RAD Studio XE4 traz uma nova “Welcome Page” chamada de “Start Here”. Nela você encontra tudo o que precisa para iniciar com o desenvolvimento para iOS. São exemplos prontos, tutoriais, vídeos, um verdadeiro treinamento para que você chegue antes ao mercado, veja na imagem abaixo:

Estarei postando no decorrer desta semana detalhes sobre vários aspectos do produto, o que está incluso em cada edição, como o IBLite free para aplicações móveis por exemplo, além de iniciar uma séria de tutoriais focados no desenvolvimento multidispositivo, fique ligado!

Também já anunciamos o Tour que passará por diversas cidades, faça sua inscrição e venha conferir ao vivo todas as novidades: http://www.embarcaderobr.com.br/tour/.

Dúvidas e informações adicionais

Todas as suas dúvidas podem (e devem) ser esclarecidas através dos canais oficiais da Embarcadero. Estes são os únicos canais aptos a lhe prestar informações precisas e confiáveis sobre nosso produtos:

  1. visitando a página do produto em http://www.embarcadero.com/br;
  2. através de nossos blogs (http://blogs.embarcadero.com/), EDN (http://edn.embarcadero.com/) e demos em vídeo (http://www.embarcadero.com/products/rad-studio/product-demos);
  3. verificando as perguntas já respondidas através do FAQ: http://www.embarcadero.com/br/products/rad-studio/faq;
  4. entrando em contato com a Embarcadero do Brasil através do (11) 5643-1333 ou atendimento@embarcadero.com.br;
  5. falando com um dos MVPs brasileiros, listado nesta página: http://www.embarcadero.com/br/mvp-directory;
  6. enviando um e-mail diretamente para fernando.rizzato@embarcadero.com;

E antes de encerrar, o mais importante!

Abraços e até o próximo.
Advertisements