RAD Studio para um mundo cada vez mais “Multi-Device”

Olá pessoal!

Estamos muito próximos de um dos maiores lançamentos da história do RAD Studio (Delphi, C++ Builder, HTML5 Builder), e por não dizer da história do mercado de software. Gostaria de falar hoje sobre o que está por vir, e mais especificamente, sobre o que isso pode significar para você, para sua empresa, e para o mercado.

Em nosso último Webinar sobre o Delphi para iOS (resumo aqui) apresentamos as principais funcionalidades  presentes na IDE, novos componentes e também o novo compilador nativo para iOS, cujo lançamento oficial ocorrerá dentro de alguns dias. Porém, este lançamento será algo muito mais amplo do que “somente” Delphi para iOS. Estaremos falando sobre desenvolvimento “Multi-Device”. Mas o que isso significa na prática? Vamos começar a entender…

Primeiramente observe um pouco as pessoas ao seu redor, reflita sobre suas atividades rotineiras, sua relação com a Internet, o que há de novo? Você consegue perceber o mesmo que eu? As pessoas, e também as empresas, estão passando a utilizar a Internet como seu principal meio de comunicação. De maneira gradual estamos trocando velhos hábitos por uma maneira nova e bastante prática de resolver nossos problemas e demandas cotidianas, estamos adotando a internet como parte de nosso dia-a-dia, quase sempre sem perceber sua presença.

Ocorre que este uso crescente da Internet como meio de comunicação, e sua ligação com as tarefas mais básicas de seu dia, não permitem mais que você faça como nos “velhos tempos” (5 anos atrás?): as pessoas não querem – ou não podem – mais esperar estarem sentadas atrás de um PC tradicional para executar suas tarefas, resolver seus problemas pessoais e profissionais, trabalhar. Este é um dos principais motivos da crescente adoção dos dispositivos móveis (tablets, smartphones, e todas as demais combinações possíveis).

Este cenário será o foco principal de nosso próximo lançamento: desenvolva para múltiplos dispositivos, utilizando as tecnologias mais recentes disponíveis, de maneira nativa, a partir de um único ambiente de desenvolvimento.

Esteja preparado para o mundo Multi-Device. O RAD Studio vai permitir que você desenvolva aplicações Desktop, Server, Web, Mobile e Multi-Tier, utilizando um único ambiente, uma única linguagem, compartilhando suas regras de negócio e potencializando seu conhecimento. Acesse todos os banco de dados de mercado, incluindo SQL Server, Oracle, Sybase, DB2, InterBase, SQL Anywhere, SQLite, MySQL, Postgres, cloud services como Windows Azure e Amazon. Tire proveito dos serviços e sensores dos dispositivos móveis, construa aplicações escaláveis, multi-tier e multi-device para Windows, Mac e iOS (e em breve para Android!).

Alguns estudos mostram que os tablets, ainda este ano, devem superar os PCs em número e também em tempo total de conexão/disponibilidade. Então você precisa estar preparado para isso. O RAD Studio será o único ambiente que permitirá, a partir de um mesmo código-fonte, gerar aplicações nativas para esta nova gama de dispositivos, e assim atender as novas necessidades dos usuários.

Observem este texto: http://tech.fortune.cnn.com/2013/04/08/apple-google-mobile-apps-canalys/. Ele nos apresenta, principalmente, duas importantes informações:

1- O mercado de aplicações para dispositivos móveis (não PC) é muito grande, as lojas virtuais da Apple, Google, BlackBerry e Microsoft faturaram – em conjunto – mais de 2 bilhoes de dólares no último quarter!

2- Os dispositivos da Apple são os responsáveis pelo maior faturamento entre os produtores de aplicativos para dispositivos móveis.

Nosso próximo lançamento vai permitir que você tenha acesso a este mundo, vai permitir a você entrar para este negócio. Mais do que isso, você poderá desenvolver para iOS com RAD Studio agora, e também para Android em um futuro próximo (assim que o compilador estiver disponível de acordo com nosso roadmap). Também estão previstos – mas ainda sem data definida – suporte para Windows Phone e Linux no “server side”. Tudo isso a partir de um código-fonte comum, porém compilando nativamente para cada sistema operacional/processador. Não é incrível?

Falando especificamente do mercado nacional, este movimento em direção as plataformas móveis, ao multi-dispositivo, pode ganhar ainda mais velocidade com a aprovação desta lei: http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/04/02/lei-para-desonerar-smartphones-de-ate-r-1500-sai-em-abril-diz-ministro.htm, a qual desonera smartphones e tablets, tornando-os mais acessíveis. Isto significa ainda mais demanda por soluções.

Portanto fique antenado, plugado, conectado! Estamos em meio a uma nova revolução na área de TI, e em poucos dias estaremos apresentando a solução que vai lhe colocar no centro desta batalha. RAD Studio para um mundo “Multi-Device”!

Advertisements