Resumo do Webinar sobre Delphi for iOS

No último dia 05 aconteceu o Webinar sobre o Delphi for iOS. Antes de mais nada gostaria de agradecer a todos os presentes, tivemos participação recorde!

Neste artigo você confere como ter acesso ao vídeo do Webinar, também ao vídeo sobre FireDAC (em português), além de novos conteúdos, veja abaixo!

Temos um vídeo gravado pelo Tertius apresentando em detalhes como configurar o ambiente para desenvolvimento com o Delphi for iOS, e também uma sessão com as principais perguntas e respostas recebidas durante e após este Webinar.

Replay do Webinar

Para quem perdeu – ou deseja rever – está disponível o replay integral do evento, basta preencher o formulário neste link para ter acesso a gravação: http://alturl.com/9i29i.

FireDAC

Além disso, conforme já anunciado, estamos lançando o FireDAC for XE3, você pode conferir um vídeo com as principais características desta novidade neste link (em Português): http://alturl.com/7yfov.

Principais Perguntas do Webinar

P: Qual a versão necessária para desenvolver para iOS?

R: O Delphi for iOS é um novo produto, o qual funcionará acoplado ao RAD Studio como um add-on. As condições comerciais e as versões disponíveis serão divulgadas por ocasião do lançamento do produto, em breve. Neste momento, o que temos de concreto é: adquirindo seu RAD Studio XE3 com a opção de manutenção anual você terá direito ao Delphi for iOS assim que este for lançado, sem custos adicionais.

P: Como faço para ter acesso a versão beta do Delphi for iOS?

R: Usuários do Delphi Enterprise ou RAD Studio Enterprise tem acesso garantido ao beta do Delphi for iOS. Neste momento esta é a única forma de ter acesso ao produto.

P: Qual a infraestrutura mínima necessária para se desenvolver aplicações para iOS?

R: Para o desenvolvimento você necessita apenas do Delphi for iOS executando em Windows. Para testar no simulador ou no dispositivo, faz-se necessário um sistema OS X com XCode instalado (apenas instalado, não é necessário acessar o XCode diretamente para nenhuma tarefa).

P: Haverá suporte para componentes DataWare ou Visual Live Bindings?

R: Sim, você poderá utilizar Interbase ou SQLData localmente em seu dispositivo, de forma nativa. Também será possível conectar servidores remotos via DataSnap/REST.

P: Será possível utilizar ClientDataSet em aplicações móveis com Delphi for iOS?

R: Sim, será totalmente suportado, exatamente igual a versão desktop.

P: Haverá suporte para WebServices no Delphi for iOS?

R: Sim, protocolos SOAP e REST

P: A performance da aplicação criada em Delphi for iOS é semelhante a uma aplicação nativa criada em XCode?

R: Sim, nosso compilador gera uma aplicação nativa para iOS, e a performance será igual a uma aplicação criada em XCode.

P: Haverá suporte para desenvolvimento de games?

R: Sim, o FM2 suporta todos os tipos de gráficos em 2D e 3D, com incrível performance.

P: Qual a dificuldade em migrar uma aplicação de versões anteriores para a versão XE3?

R: Os componentes nativos são migrados sem nenhum problema. Os componentes de terceiros necessitam avaliação. Você também pode migrar de VCL para FireMonkey através do Mida Converter, um utilitário que converte a maior parte das classes automaticamente.

P: E quanto a treinamentos, haverão treinamentos específicos para Delphi for iOS?

R: Sim, todos os parceiros do Brasil terão treinamentos disponíveis em breve.

P: A aplicação criada pelo Delphi for iOS é compatível com a AppStore?

R: Sim, totalmente compatível.

P: Será possível efetuar debug no simulador ou no dispositivo?

R: Sim, é possível fazer debug em ambos de maneira transparente, diretamente a partir da IDE do Delphi.

Configurando seu Ambiente

Devido ao grande número de perguntas sobre configurações e ambiente necessário para o desenvolvimento com Delphi for iOS, o Tertius produziu um tutorial em vídeo apresentando o passo-a-passo de como configurar seu Windows e MAC OS X de maneira simples e prática. Confira o resultado neste link: http://alturl.com/e52bm

Advertisements